A vacina da moderna do COVID-19 é a segunda vacina a receber autorização de uso emergencial.
A Moderna, é uma empresa americana de biotecnologia que começou a desenvolver sua vacina em janeiro de 2020.
A empresa trabalhou para finalizar o sequenciamento do gene para o vírus e começou a trabalhar no desenvolvimento da vacina logo depois.
O primeiro lote da vacina foi desenvolvido no início de fevereiro apenas 25 dias após o sequenciamento do gene.
A primeira dose da vacina foi dada em março de 2020 em um ensaio clínico de fase 1, e os primeiros ensaios mostraram resultados promissores.
No meio do ano, a Moderna recebeu financiamento e autorizações regulatórias aceleradas para ajudar a impulsionar o desenvolvimento.
Embora uma vacina da moderna do COVID-19 inicialmente não fosse esperada para 18 meses ou mais, os novos desenvolvimentos significaram que a Moderna poderia administrar milhões de doses muito mais cedo.
Em agosto de 2020, o governo ordenou 100 milhões de doses da vacina embora ela ainda não tivesse sido aprovada para uso, e em setembro, os resultados do ensaio clínico de fase I foram publicados.
Quando a vacina da Moderna foi oficialmente aprovada?As autoridades de saúde americanas concederam à vacina da moderna do COVID-19 uma autorização de uso de emergência em 17 de dezembro, tornando-a a segunda vacina a receber a designação das autoridades de saúde e órgãos competentes.
Como funciona a vacina da Moderna?
A vacina da moderna do COVID-19 é uma vacina de mRNA , semelhante à desenvolvida pela Pfizer.