Arroz com caruncho: como tirar e não precisar jogar fora

Matérias Oficiais(+10% Clicks) Yasmim 06/03/2021 Relatar Quero comentar

Não é nada agradável abrir um pacote de arroz e perceber que tem vários pequenos insetos lá dentro. O primeiro pensamento é jogar tudo fora.

Mas, se você tiver apenas aquele alimento para preparar, tem como aproveitar.

O caruncho, embora desagradável, não transmite doenças para os humanos. Então, se comer sem querer, não precisa se preocupar.

Como tirar caruncho do arroz?

Se você viu que o alimento está infestado por carunchos, mas quer aproveitá-lo, a forma de retirar os insetos é simples.

Coloque o arroz em uma tigela com água e aguarde algum tempo para que os carunchos fiquem boiando na água.

Quando perceber carunchos na superfície, vá removendo com uma peneira pequena.

Pode repetir o procedimento com uma nova água umas 3 vezes até sentir segurança em comer o arroz sem os carunchos.

Faça isso apenas com a quantidade de arroz que pretende cozinhar, ou cozinhe tudo e armazene no congelador para evitar que mais carunchos se reproduzam naquele pacote.

Como prevenir o surgimento de carunchos na comida?

Os carunchos são atraídos pelo cheiro dos alimentos secos quando o pacote já foi aberto, mas não está bem fechado, ou quando você já trouxe do mercado com algum furinho no pacote e não percebeu.

Então, em primeiro lugar, observe bem os pacotes de alimentos secos que traz do mercado, garantindo que estejam bem lacrados e dentro do prazo de validade.

Quando chegar em casa, lave e armazene os pacotes em um armário bem limpo, arejado, seco e ao abrigo da luz.

Quando o pacote for aberto, transfira todo o alimento para um pote de plástico ou de vidro com uma tampa bem fechada. Jogue fora o pacote.

Um cuidado extra é colocar dentro do pote algumas folhas de louro desidratado ou paus de canela, pois esses aromas ajudam a repelir os carunchos.

Mantenha seus armários sempre limpinhos e secos.

Quando notar que algum alimento está com caruncho, verifique todos os outros, pois a fonte dos bichinhos nem sempre é o alimento no qual você os encontrou. Eles migram de um pacote para o outro.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário